Política

Coordenadora do Observatório do Clima cobra mudança de postura da bancada do agronegócio no Congresso

Segundo Suely Araújo, congressistas que defendem o agro têm dificuldade de incorporar questões relacionadas ao meio ambiente

Imagem da noticia Coordenadora do Observatório do Clima cobra mudança de postura da bancada do agronegócio no Congresso
Suely Araújo no Perspectivas
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Em entrevista ao Perspectivas, do SBT News, a coordenadora do Observatório do Clima, Suely Araújo, avaliou como "aquém" do ideal a absorção da questão ambiental pela bancada do agronegócio no Congresso Nacional. Segundo ela, trata-se de uma dificuldade parlamentar de lidar com questões relativas ao meio ambiente. "Tem evolução a ser feita", declarou.

"Por exemplo, na Lei Florestal de 2012 em que houve pactuação com o agro, o agro, na verdade, foi o grande beneficiado, porque se criaram regras para a regularização ambiental dos desmatamentos. Até 2008, era a principal demanda deles", apontou.

A Lei nº 12.651/2012 ou Novo Código Florestal visou regulamentar utilização e preservação de áreas florestais no país.

Buscando equilibrar as demandas do setor agropecuário com a conservação ambiental, a lei foi vista como uma medida que poderia ajudar o agronegócio brasileiro. Isso porque proporcionou maior segurança jurídica aos produtores rurais, reduzindo conflitos e incertezas em relação às obrigações ambientais.

Segundo a especialista, ainda há, sim, avanços a serem perseguidos com base no número de multas e irregularidades observado atualmente. Porém, no Congresso, a dificuldade se mostra maior que no campo.

"As multas do Ibama, as multas dos órgãos ambientais estaduais mostram que ainda tem muita irregularidade. Mas a gente tem que assumir que há, sim, avanços. No Congresso, eu tenho dificuldade de fazer uma afirmação dessa", analisou.

Assista à entrevista de Suely Araújo ao Perspectivas:

Últimas Notícias