Vai passar o Réveillon na Avenida Paulista? Saiba como vai funcionar o transporte público
Sistemas de ônibus, metrô e trens terão horários diferenciados para garantir o acesso à principal festa de virada do ano da capital


Naiara Ribeiro
Para facilitar o deslocamento de quem vai curtir a festa de Ano Novo na Avenida Paulista, a Prefeitura de São Paulo preparou um esquema especial no transporte público. O planejamento envolve ônibus, metrô e trens metropolitanos, com diferentes horários e serviços.
Enquanto o Metrô vai manter estações abertas durante a madrugada, os ônibus municipais terão gratuidade no primeiro dia do novo ano.
A organização também afirma que haverá reforço de segurança e de funcionários nas estações. É recomendado que os passageiros comprem antecipadamente os bilhetes de passagem por aplicativo para evitar tumulto ou demora na volta para casa.
Confira os horários para planejar sua ida e volta e curtir o Réveillon na Avenida Paulista com segurança.
Ônibus
Para garantir o deslocamento, a SPTrans preparou um esquema para atender a demanda da região, que contará com 46 linhas e 500 veículos extras.
Com a Avenida Paulista interditada, os desembarques serão direcionados para vias próximas, como Rua da Consolação, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Alameda Santos e ruas do entorno. Os principais pontos de integração a pé para o evento serão as estações Paulista e Brigadeiro do Metrô.
No dia 1º de janeiro, todos os ônibus municipais circulam com tarifa zero, das 00h às 23h59.

Metrô
O Metrô terá um funcionamento diferenciado para o Réveillon na Avenida Paulista, que acontece das 14h do dia 31 até 2h40 do dia 1º de janeiro.
As estações Paraíso (Linhas 1-Azul e 2-Verde), Brigadeiro e Trianon-MASP (Linha 2-Verde) funcionarão durante toda a madrugada para embarque e desembarque, com bilheterias abertas. O público é orientado a fazer o retorno preferencialmente por estas estações.
A estação Consolação (Linha 2-Verde) ficará fechada a partir das 10h do dia 31, e reabre somente após as 4h40 do dia 1º, devido à proximidade com o palco do evento. A alternativa mais próxima é a estação Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela.
As demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2h do dia 1º. Após esse horário, funcionarão apenas para desembarque. As bilheterias nestas estações seguirão o horário regular.
CPTM
A CPTM também prepara um esquema especial na virada do ano. Entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, haverá circulação ininterrupta, com todas as transferências abertas (Luz, Brás, Tatuapé, Barra Funda, etc.). As demais estações ficarão abertas somente para desembarque.
No primeiro dia do ano, a operação será de domingos e feriados.

Veja dicas importantes para o deslocamento durante o fim de ano
- Desvios de ônibus: Até 6 de janeiro, haverá bloqueios no Túnel José Roberto F. Mellen (das 22h às 5h) e em trechos da Avenida Paulista. No Réveillon, a interdição se estende por todo o trecho entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação.
- Postos de Atendimento da SPTrans: os postos estarão fechados nos dias 25/12, 31/12 (após as 18h) e 01/01. A recarga do Bilhete Único pode ser feita via aplicativos credenciados.
- Bicicletas: Nos dias 31 e 1º, será permitido embarcar com bicicletas convencionais no Metrô e CPTM. Nos trens, o embarque deve ser feito no último carro, limitado a quatro por viagem.









