Publicidade
Política

Chuvas no RS: Lula tem avaliação semelhante a Leite quanto à gestão da tragédia, diz Datafolha

36% dos entrevistados consideram como ótima ou boa as ações do líder da República; 35% têm o mesmo a dizer sobre a administração tucana

Imagem da noticia Chuvas no RS: Lula tem avaliação semelhante a Leite quanto à gestão da tragédia, diz Datafolha
Gaúchos são notavelmente mais críticos em relação à atuação presidencial, diz Datafolha | Reprodução Valter Campanato/Agência Brasil
Publicidade

Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) possuem avaliações semelhantes quanto à gestão da tragédia climática que assolou o estado em maio de 2024: 36% dos entrevistados consideram como ótima ou boa as ações do líder da República, 35% têm o mesmo a dizer sobre a gestão tucana. Fortes chuvas resultaram em 179 mortes confirmadas, com 33 pessoas ainda desaparecidas.

+Chuvas no RS geram perdas bilionárias na agricultura, diz estudo

Em relação àqueles que rejeitam as medidas adotadas, que avaliam como ruins ou péssimas, estão em maior número com Lula, 32%, enquanto Leite tem 23%.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 22 de junho de 2024, com 2.457 entrevistas em nível nacional e 567 entrevistas específicas no estado do Rio Grande do Sul. A margem de erro é de dois pontos percentuais para a amostra nacional e quatro pontos percentuais para a amostra gaúcha, ambas com um nível de confiança de 95%.

+Prejuízos de empresas do Rio Grande do Sul devem somar R$ 10 bilhões

As enchentes causaram danos significativos em 478 municípios, resultando em 806 feridos. Entre os gaúchos afetados, a conduta dos prefeitos foi avaliada da seguinte forma:

  • 34% consideraram a gestão municipal ótima ou boa;
  • 34% avaliaram como regular;
  • 31% julgaram como ruim ou péssima.

Esses dados mostram uma divisão na percepção pública sobre a gestão de crises por parte de autoridades nacionais e locais. Embora a avaliação de Lula e Leite seja semelhante no panorama nacional, os gaúchos são notavelmente mais críticos em relação à atuação do petista.

+Quase metade das empresas do setor calçadista foi afetada pelas enchentes no RS

Análise

Tal descompasso pode ser atribuído a fatores regionais específicos. Por exemplo, se a eleição de 2022 fosse decidida apenas pelo pleito gaúcho, Jair Bolsonaro (PL) teria vencido com 56,35% dos votos no 2º turno. A resposta imediata das autoridades locais também pode ter influenciado essas opiniões.

No geral, com grande parte dos números igualados (inclusive pela margem de erro), demonstra-se que a população não sabe como avaliar a crise e a tragédia, sobretudo no que implica a política.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade