Afogamentos na Baixada Santista deixam 8 mortos e 3 desaparecidos
Dados mostram alta nas ocorrências desde 29 de dezembro; bombeiros intensificam resgates

Pietro Fabulon
Oito pessoas morreram por afogamento nas praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, desde 29 de dezembro, segundo dados do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GB-MAR) informados nesta sexta-feira (2).
Segundo a corporação, outras três seguem desaparecidas nos municípios de Itanhaém, Bertioga e Praia Grande.
Entre os dias 29, 30 e 31 de dezembro, o GB-MAR contabilizou 83 ocorrências de afogamento, com 121 pessoas resgatadas e 3 mortes. Após a virada do ano, a região registrou mais 5 óbitos, elevando o total para 8 mortes.
As mortes ocorreram em Guarujá, Itanhaém, Bertioga e Praia Grande. O estado de saúde das vítimas resgatadas não foi detalhado pelas autoridades.
Ações preventivas
Segundo o GB-MAR, foram realizadas mais de 90 mil ações preventivas, incluindo orientações a banhistas e intervenções para evitar situações de risco. O efetivo foi reforçado para atender a alta demanda do período de festas.
Na manhã desta sexta-feira (2), na Praia da Enseada, em Guarujá, o Helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado e resgatou dois jovens que estavam se afogando. A operação aérea também contou com apoio das equipes marítimas.









