CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR
Indicação do Procurador-Geral da República seguirá para votação no plenário da Casa; mandato pode se estender por mais dois anos

Gabriela Vieira
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (12) à recondução do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. Agora, seu mandato frente à PGR pode se estender por mais dois anos.
Aprovação se deu por 17 votos favoráveis e 10 contrários na CCJ. Agora, ainda é necessário a votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda nesta quarta. Para que sua indicação siga em frente, Gonet precisará reunir ao menos 41 votos favoráveis.
+"Da PGR não saem denúncias precipitadas", diz Gonet em sabatina na CCJ do Senado
Gonet foi sabatinado no colegiado nesta manhã. Na ocasião, ele defendeu trabalho "técnico" da PGR e reforçou que "números abonam" desempenho do órgão sob gestão dele. Ele também disse que a procuradoria não tem "cores" nem "bandeiras partidárias".
"O jurídico que se desenvolve na busca do aplauso transitório e da exposição mediática não se compadece com a função que nos cabe. A legitimidade da atuação do procurador não se afere pela satisfação das maiorias ocasionais, mas pela racionalidade jurídica dos seus posicionamentos", acrescentou.
Recondução de Gonet
Gonet foi indicado à recondução pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto. O Procurador-Geral da República assumiu o comando do Ministério Público Federal (MPF) em dezembro de 2023 e seu atual mandato no cargo termina em 18 de dezembro deste ano. Agora, caso seu nome seja aprovado no plenário do Senado, ele permanecerá à frente da PGR até dezembro de 2027.
Em 2023, quando foi indicado pela primeira vez, Gonet foi aprovado na CCJ com 23 votos a 4. Já no plenário, recebeu o apoio de 65 senadores e teve 11 votos contrários.
Como apurado pelo SBT News, apesar da resistência de senadores bolsonaristas, o nome de Paulo Gonet para um novo mandato na PGR conta com apoio da maioria dos parlamentares.
+CCJ do Senado deve aprovar recondução de Gonet à PGR até 12 de novembro









