Cappelli vai presidir a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Ex-número 2 do Ministério da Justiça perdeu o cargo com a entrada de Ricardo Lewandowski na pasta
Raphael Felice
Leonardo Cavalcanti
O ex-secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, confirmou nas redes sociais que será o novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A presidência da ABDI estava sendo ocupada interinamente por Cecília Vergara desde setembro do ano passado.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também se manifestou sobre a decisão.
Conforme adiantou o SBT News, as tratativas foram feitas nos últimos dias após o PSB pressionar o governo Lula a manter Cappelli e o ex-secretário de Segurança Pública, Tadeu Alencar na Esplanada dos Ministérios. Também existe acordo entre o PSB e o governo para o alocar em outra agência, que ainda não foi definida.
+ PSB "bate o pé" para manter Tadeu Alencar e Ricardo Cappelli na Esplanada
Com a entrada de Ricardo Lewandowski no MJSP, quadros do partido do vice-presidente, como Tadeu Alencar, Augusto Arruda Botelho e Ricardo Cappelli acabaram perdendo seus cargos na pasta, o que foi mal digerido pelo PSB.
+ Ao tentar mostrar números "positivos" na segurança, Dino pressiona Lewandowski em despedida
Cappelli recebeu um convite do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para assumir uma secretaria no município. Tanto ele quanto Alencar devem permanecer em Brasília.
Alencar e Cappelli são nomes do PSB nas disputas em 2026 para Congresso e governo estadual, respectivamente. Alencar deve disputar cargo de deputado federal por Pernambuco. Cappelli é cotado para a campanha ao Governo do Distrito Federal (GDF).