Câmara aprova convocação de ministro para explicar visita de Lula a Cristina Kirchner na Argentina
Comissão quer esclarecimentos sobre encontro durante cúpula do Mercosul na Argentina; Cristina cumpre prisão domiciliar por corrupção

SBT News
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9) a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Ele deverá explicar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na semana passada.
O encontro ocorreu em Buenos Aires, durante a cúpula do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Cristina Kirchner está em prisão domiciliar e precisou de autorização da Justiça argentina para receber Lula em sua residência.
A condenação de Kirchner foi confirmada por duas instâncias judiciais, e a Suprema Corte da Argentina ratificou a pena em junho deste ano, mantendo a inelegibilidade da ex-presidente em caráter definitivo.
No requerimento aprovado, deputados afirmam que a visita teve “caráter político e ideológico” e poderia “comprometer a credibilidade do Brasil no cenário internacional”.
Procurado, o Itamaraty não se manifestou sobre a convocação até a publicação deste texto.
+ Papa Leão diz a Zelensky que Vaticano pode sediar negociações de paz na Ucrânia
+ Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações do Brasil aos EUA
+ Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha