Brasil e Alemanha firmam acordos de cooperação na área de segurança
Um dos objetivos é utilizar a inteligência artificial para combater o crime organizado
Katisucia Neri
O Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, juntamente com a Ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, firmaram nesta segunda-feira (26) uma declaração conjunta de intenções, para cooperarem no enfrentamento ao crime organizado. O acordo, assinado em Brasília, estabelece a troca de informações, métodos e tecnologias na área de segurança entre os dois países.
Os desafios enfrentados, como o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, têm sido alvos comuns tanto para o Brasil quanto para a Alemanha. Através dessa parceria, ambas as nações poderão realizar ações conjuntas para combater essas ameaças.
A colaboração entre os dois países também oferece ao Brasil a oportunidade de acessar a vasta experiência da Alemanha no campo da inteligência artificial aplicada à segurança. Sem fornecer mais detalhes, o Ministro da Justiça ressaltou a intenção de integrar o conhecimento europeu com as pesquisas e avanços realizados no país.
"Nós temos técnicos muito bem preparados, temos especialistas sofisticados, mas nós acreditamos que a Alemanha seja bastante avançada nesse aspecto também", afirmou o Ministro Lewandowski. "Hoje, a inteligência artificial é determinante e ela pode ser usada para o bem ou para o mal e nós queremos justamente utilizá-la para o bem e coibir eventualmente usos abusivos de inteligência artificial", acrescentou.