Publicidade
Política

Bolsonaro vai pedir autorização ao STF para visitar Israel

Sem passaporte, defesa do ex-presidente quer apresentar pedido nos próximos dias; político cita convite de Netanyahu

Imagem da noticia Bolsonaro vai pedir autorização ao STF para visitar Israel
Isac Nóbrega/PR
Publicidade

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta semana para pedir uma autorização de viagem do político a Israel. Com passaporte retido por decisão da Corte, por investigações que apuram suposta intenção de um golpe de Estado, uma viagem ao exterior depende de liberação do ministro Alexandre de Moraes.

+ Biden critica Netanyahu e cita mortes de inocentes em Gaza

Em discurso em Salvador, na última sexta-feira (8), Bolsonaro disse ter recebido uma carta com convite para ida ao país do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O movimento relatado pelo político se dá em um período de embates entre Israel e o governo brasileiro. Representantes do país criticaram o presidente Lula (PT) por uma comparação entre as ações israelenses contra palestinos ao Holocausto. O país respondeu com situações que desencadearam uma crise diplomática.

+ Após crise diplomática, Lula volta a dizer que Israel pratica genocídio contra palestinos

A intenção em atender o convite, que não foi público, foi divulgada pela CNN Brasil, e confirmada pelo SBT News. Conforme apurou a reportagem, a intenção é formalizar o pedido nos próximos dias. O prazo estimado para a viagem ainda não foi definido pela equipe do ex-presidente, mas toda a programação deve constar no pedido a ser protocolado junto à Corte.

Atualmente, Netanyahu se vê distante de aliados políticos. O afastamento ganhou força após denúncias que questionam excesso de força militar contra civis palestinos, que não fazem parte da guerra. Entre os movimentos está a morte de pessoas que buscavam ajuda humanitária. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a criticar o israelnse, e fez uma avaliação de que os movimentos de Netanyahu têm mais prejudicado do que ajudado Israel. Apesar do comentário, Biden manteve o envio de armas para o país.

Passaporte de Bolsonaro

O ex-presidente entregou o passaporte para a Polícia Federal em fevereiro, seguindo a determinação de investigadores. A prática tem intenção de proibir viagens internacionais, e diz respeito ao caso que apura movimentos para uma tentativa de golpe de estado. Os investigadores analisam um plano de destituir o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

+ Bolsonaro entrega passaporte para a Polícia Federal

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade