Bancada do PT na Câmara terá conversa individual com candidatos à presidência da Casa
Encontros, que devem acontecer até a próxima semana, têm como objetivo avaliar quais são as propostas de cada concorrente
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados vai realizar reuniões com cada um dos candidatos à presidência da Casa para 2025. As conversas, que devem acontecer até a próxima semana, têm como objetivo avaliar quais são as propostas de cada concorrente à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara.
+Lula diz que pode acabar com as bets se regulação não der conta de controlar setor
A escolha do novo presidente é um ponto estratégico para o partido, já que o eleito terá forte influência nas pautas que serão votadas no próximo ano. Na disputa para o cargo, estão Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB), os dois primeiros foram sondados pelo PT para uma conversa individual na semana que vem.
Até o momento, o PT não declarou apoio oficial a nenhum dos nomes que estão na disputa ao cargo. O partido busca garantir que temas centrais para sua base, como direitos trabalhistas, políticas sociais e pautas ambientais, estejam presentes nas discussões dos candidatos.
A sucessão de Lira, que tem fortes articulações nos bastidores. O Partido Social Democrático (PSD) quer usar o sucesso nas eleições municipais de 2024, em que foi a legenda que mais conquistou prefeituras, para barganhar a presidência da Casa e tirar o Republicanos da disputa.
+Governo inclui Esportes da Sorte em lista nacional de bets autorizadas após decisão judicial
As reuniões do PT com os candidatos fazem parte de um esforço maior de articulação política. O partido quer maximizar seu poder de barganha dentro do Congresso, principalmente em um momento que enfrenta desafios para aprovar projetos-chave do governo. O encontro com o candidato Antonio Brito seria nesta quinta-feira (17), mas o presidente Lula cumpre agenda na Bahia para expansão do programa Pé-de-Meia. A expectativa é que, na próxima semana, Brito se encontre com os petistas após a agenda de Lula no estado.
Dentro do próprio PT, existem debates sobre qual candidato seria mais adequado para receber o apoio da bancada. Alguns deputados defendem um alinhamento com nomes que já possuem uma trajetória mais próxima dos interesses do partido, enquanto outros acreditam que é necessário buscar alguém que tenha mais capacidade de articulação com diversos setores da Câmara, garantindo assim uma gestão mais equilibrada e aberta ao diálogo com diferentes correntes políticas.
Há um acordo informal, conforme fontes ouvidas pelo SBT News, entre Brito e Nascimento de quem passar para o segundo turno apoia o outro na disputa final pela presidência da Câmara.
A escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados ocorrerá em fevereiro de 2025.