Avaliação negativa de Lula supera positiva, diz pesquisa
Levantamento da Atlas Intel revela uma piora da percepção sobre o presidente e sobre a gestão dele de janeiro para cá
A avaliação negativa da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou a positiva pela primeira vez desde agosto de 2022. Segundo levantamento da Atlas Intel, 49% dos entrevistados avaliam negativamente a imagem de Lula, enquanto 47% fazem avaliação positiva. O instituto ressaltou que a imagem de Lula é vista como uma âncora de sustentação da aprovação do governo.
A aprovação de Lula também caiu abaixo dos 50% pela primeira vez desde o início deste terceiro mandato, em janeiro de 2022, e praticamente empatou com a desaprovação. Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados disseram aprovar o presidente, uma queda de 5 pontos em relação à pesquisa divulgada em janeiro. A desaprovação subiu de 43% para 46% no mesmo período.
A avaliação do governo também piorou. A avaliação ruim ou péssima oscilou de 39% para 41%, no limite da margem de erro. A avaliação ótima ou boa caiu de 42% para 38%. Os que acham o governo regular oscilaram de 16% para 18%.
Avaliação por temas
As áreas mais bem avaliadas do governo são Direitos Humanos e Igualdade Racial, Meio Ambiente e Relações Internacionais, com 41%, 40% e 38% de avaliações boas ou ótimas, respectivamente. Responsabilidade fiscal e controle de gastos, Justiça e combate à corrupção e Segurança Pública têm avaliação pior, com 30%, 28% e 24% de avaliações positivas.
Lula x Bolsonaro
O levantamento também pediu para os entrevistados compararem o desempenho no governo Lula e na gestão de Jair Bolsonaro nas áreas. Em todos temas, a avaliação da gestão Lula é melhor do que a de Bolsonaro. A avaliação favorece mais o governo do petista em Turismo, Cultura e Eventos; Relações Internacionais e Meio Ambiente. As menores diferenças em relação à gestão anterior estão nas áreas de Segurança Pública; Responsabilidade Fiscal e Controle de Gastos; e Política Industrial e Energética.
Expectativa com a economia
A avaliação da situação econômica atual do Brasil piorou, assim como a expectativa para a situação econômica do país daqui a 6 meses. Sobre o momento atual, 53% avaliam a situação econômica como ruim (ante 47% em janeiro); 28% consideram boa e 19%, normal.
Daqui a 6 meses, 50% acham que vai melhorar (eram 52% em janeiro), e 42% acreditam numa piora no cenário econômico, ante 37% no levantamento anterior.
A pesquisa Atlas ouviu 3154 pessoas entre 2 e 5 de março e tem margem de erro de 2 pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95%.