Após caso Silvio Almeida, Anielle Franco e Janja não vão ao 7 de Setembro
Primeira-dama viajou para o Catar para agenda de educação. Ministra confirmou denúncias de assédio
Rafael Felice
Após confirmar internamente as denúncias de importunação sexual sofridos pelo ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, não foi ao desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência. A primeira-dama, Janja, também não marcou presença - está em viagem ao Catar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em carro aberto à Esplanada por volta das 8h50. Os ministros começaram a chegar às tribuna reservada para as autoridades por volta das 8h. Diversas autoridades, como o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o presidente do Senado e do Congresso Rodrigo Pacheco marcaram presença no evento cívico-militar.
Nesta quinta-feira, a ONG Me Too, trouxe à tona denúncias de assédio e importunação sexual contra o então ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. Segundo a instituição, uma das vítimas teria sido Anielle, que confirmou ter sofrido importunação sexual por parte do agora ex-ministro.
Com a exposição do caso, o presidente Lula exonerou Silvio Almeida, nesta sexta-feira (6). A ministra da Gestão e interina na pasta dos Direitos Humanos Esther Dweck, está entre os presentes.