Publicidade
Política

'Apenas pedi um passaporte para meu pai', diz Gilson Machado

Ex-ministro de Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal nesta sexta (13) suspeito de tentar emitir passaporte para Mauro Cid

Imagem da noticia 'Apenas pedi um passaporte para meu pai', diz Gilson Machado
Gilson Machado | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Publicidade

O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado, negou ter procurado o consulado português no Recife para ajudar o tenente-coronel Mauro Cid a fugir do país. O pernambucano foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13), na capital de Pernambuco.

"Não matei, não trafiquei drogas, não tive contato com traficantes, apenas pedi um passaporte para o meu pai, por telefone aqui no consolado português, aqui no Recife”, disse a jornalistas ao chegar no Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.

"Não estive presente em nenhum consulado, nenhuma embaixada, nem de Portugal, nem de nenhum outro lugar, nem no Brasil, nem fora do Brasil", afirmou o ex-ministro.

+ Ex-ministro Gilson Machado é preso pela PF em Pernambuco

No entanto, a suspeita é que ele teria atuado para tentar emitir um passaporte português no mês passado para Cid, que é delator no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado em 2022. Na segunda-feira (9), a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia autorizado um pedido da PF para investigar Machado.

"A PF recebeu do ministro Alexandre de Moraes um mandado de prisão preventiva, mas não diz os motivos da prisão. Ele prestou depoimento, esclareceu, perguntaram se ele teria interferido para conseguir um passaporte para o tenente-coronel Mauro Cid e ele disse que não", disse Célio Avelino, advogado de Gilson.

Na mesma operação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de Mauro Cid, em Brasília. O tenente-coronel — que teve a prisão decretada e revogada antes de ser cumprida — prestou depoimento à PF. Ele chegou à sede da corporação, em Brasília, pouco antes das 11h e deixou o edifício por volta das 14h30.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade