Política

Poder Expresso: Haddad diz que governo tomará medida para compensar recuo parcial no IOF; entenda

O programa também aborda reação da oposição no Congresso

• Atualizado em

O Poder Expresso desta segunda-feira (26) trata do aumento do IOF e da reação da oposição no Congresso. Parlamentares da oposição protocolaram projetos na Câmara e no Senado para anular o decreto do governo que elevou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras. A medida, anunciada na última quinta-feira (23), subiu a taxa para 3,5% em transações com cartão no exterior e compra de moeda em espécie.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Diante da reação negativa, o governo recuou parcialmente em dois pontos do aumento e agora estuda formas de compensar a arrecadação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que uma decisão será tomada até o fim da semana, podendo envolver novos cortes no orçamento ou substituições tributárias.

O programa também destaca a eleição de Samir Xaud como presidente da CBF. Foi eleito com 103 dos 141 votos, mesmo sendo candidato único e enfrentando boicote de parte dos clubes. Entre suas metas estão a redução dos estaduais para 11 datas a partir de 2026 e a adoção do fair play financeiro.

No mesmo dia, recebeu Carlo Ancelotti, novo técnico da Seleção Brasileira, que será apresentado oficialmente nesta segunda (26), às 15h, no Rio. O italiano fará sua primeira convocação para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2026. Nomes como Neymar, Casemiro e Richarlison estão entre os cotados.

Assuntos relacionados

Ao vivo
IOF
CBF
Congresso Nacional

Últimas Notícias