Política

Ao SBT News, defesa de Filipe Martins nega que ex-assessor usou redes sociais

Ex-assessor não tem acesso às redes sociais desde 2024, diz advogado

• Atualizado em

Ao SBT News, o advogado Ricardo Fernandes negou nesta quarta-feira (31) que houve acesso às redes sociais por parte de Filipe Martins.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
"A defesa demonstrou que o Filipe não utiliza o LinkedIn há mais de dois anos, que não houve descumprimento de cautelares nem qualquer risco processual. Desde a prisão preventiva de Filipe em fevereiro de 2024, as redes sociais dele estão sob custódia da defesa, que as utiliza única e exclusivamente para buscar elementos de prova que possam auxiliar os advogados no exercício da ampla defesa. Tudo o que houve foi uma denúncia informal, sem lastro probatório, apresentada de forma maliciosa por uma pessoa sem relação com o processo, mas tudo já foi esclarecido. Qualquer pessoa que leia nossa manifestação verá que não há qualquer margem para a acusação de que o Filipe utilizou qualquer rede social".

A defesa de Filipe Martins encaminhou ao Supremo Tribunal Federal a resposta ao questionamento do ministro Alexandre de Moraes e defendeu que não houve violação.

"[...] De forma expressa, direta e inequívoca, que não houve violação de medida cautelar, que não houve utilização por parte do Defendente da plataforma LinkedIn, nem se verificou qualquer modalidade de uso comunicacional de redes sociais, próprias ou de terceiros, nos termos do comando judicial atualmente vigente. Frise-se, com a exatidão que o caso exige: o Defendente não utilizou a plataforma LinkedIn, nem realizou qualquer ato de manifestação pública ou comunicação por meio dela, como restará demonstrada nesta manifestação".

A defesa ressaltou ao ministro Alexandre de Moraes que as contas do ex-assessor estão sob cuidados dos advogados de Filipe Martins.

"O Defendente [Filipe Martins] não detém credenciais de acesso e não pratica qualquer ato em tais plataformas desde período anterior à imposição das atuais restrições cautelares, tendo cedido as credenciais de acesso para a custódia exclusiva de seus advogados logo após a decretação de sua prisão preventiva em 8 de fevereiro de 2024 por alegado (e inexistente) risco de fuga".

O ministro Alexandre de Moraes determinou nessa terça-feira (30) que a defesa do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestasse em 24h sobre o possível descumprimento de medidas cautelares impostas a ele, como a proibição do uso de redes sociais.

Na decisão, Moraes diz que "em 29/12/2025 foi juntado aos autos notícia de que o réu condenado teria utilizado a rede social LinkedIn para a busca de perfis de terceiros".

Assuntos relacionados

Filipe Martins

Últimas Notícias