Ao menos 98 pessoas foram detidas por crimes eleitorais em todo país no 2º turno
Apenas em Niterói, no Rio, foram 51 detenções; entre casos estão boca de urna e propaganda irregular
Crimes eleitorais como boca de urna e propaganda eleitoral irregular levaram à detenção ao menos 98 pessoas, neste domingo (27), segundo turno de eleições municipais. Os casos são monitorados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal. Só em Niterói, no Rio de Janeiro, 51 pessoas foram detidas. Enquanto na capital Fortaleza, seis.
+ Tarcísio diz sem provas que PCC orientou voto em Boulos e candidato reage: "Declaração absurda"
O Ministério da Justiça computou apenas nove dos crimes eleitorais da cidade fluminense e três dos casos no Ceará. Em último boletim, divulgado na noite deste domingo, outras 44 detenções fora registradas no país. Os casos aconteceram em 11 estados, sendo os principais Paraíba, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Rondônia.
No levantamento feito pelo ministério, foram ao menos 102 crimes eleitorais, entre eles, 34 de boca de urna e 17 de propaganda eleitoral irregular e 14 de compra de votos. Os dados ainda serão atualizados, levando em conta registros nacionais, como os casos de Niterói.
A quantidade de prisões deste 2º turno, até o fechamento das urnas, é 747% menor do que o registrado em 1º turno. As eleições de 6 de outubro contaram 576 prisões, sendo 23 candidatos.
+Acompanhe a apuração dos votos da eleição no SBT News
Para além dos registros, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, disse que o segundo turno está de maneira tranquila e sem intercorrências.
"Não houve intercorrências fora do que seria previsto. Nenhuma. Número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho sem também nenhum tipo de dificuldade. Nós temíamos pelas condições climáticas em alguns locais e até agora sem nenhum tipo de problema. Estamos tendo um domingo democrático sem nenhum tipo de dificuldade", disse.
As votações deste domingo serão encerradas às 17h, pelo horário de Brasília, e é liberada até para quem não votou em 1º turno. A divulgação da contagem de votos começa também neste horário, em tempo real. O monitoramento pode ser acompanhado pelo SBT News, por meio da página de apuração dos votos.
*Este texto foi atualizado às 21h14, a partir do último balanço do dia do Ministério da Justiça e Segurança Pública, somados a monitoramento próprio do SBT News.