Alckmin visita o México para ampliar relações comerciais em meio ao tarifaço dos EUA
Empresários também compõem comitiva; presidente Claudia Sheinbaum deve receber autoridades brasileiras

SBT News
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), lidera viagem oficial do governo nesta semana ao México. Objetivo é ampliar relações comerciais em meio ao tarifaço de 50% imposto pela gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportações e produtos de diversos setores.
Agendas estão previstas nos dias 27 e 28 de agosto, quarta e quinta. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, deve receber autoridades brasileiras e se reunir com Alckmin. Comitiva também reúne diversos empresários.
+ Alckmin minimiza impactos do tarifaço e diz que governo não vai desistir de baixar alíquota
Essa viagem estava prevista desde fim de julho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com Sheinbaum por telefone e ambos concordaram com as datas de 27 e 28/8.
No sábado (23), Alckmin afirmou, durante evento em São Paulo, que o Brasil tem uma "corrente de comércio com o México significativa", citando possibilidade de expansão de mercado em áreas como agroindústria, biocombustível, energia e saúde.
+ Lula recebe presidente da Nigéria em meio a tarifaço de Trump
Protagonista de negociações em torno das sobretaxas, o vice disse que trabalha "permanentemente" para reduzir tarifas impostas ao Brasil. "Se depender de nós, [o tarifaço] acaba amanhã", declarou.