Paulo Pimenta, da Secom, é o ministro que mais fala sobre Lula nas redes sociais
De janeiro a 8/9, ministros publicaram mais de 51 mil posts nas plataformas; presidente foi citado em 29% desse conteúdo
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), é o integrante do alto-escalão do governo federal que mais fala sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais. Essa e outras informações constam em novo estudo da Bites, empresa de análise de dados que acompanha a política brasileira no mundo digital.
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O levantamento analisou publicações dos ministros de Lula entre 1º de janeiro e as 12h30 da última 6ª feira (8.set). Nesse período, eles compartilharam 51.166 posts -- uma média de 204 por dia -- em seus perfis oficiais no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). Lula é citado em 29% desse conteúdo.
Pimenta fez 4.157 postagens com menções ou referências a Lula -- o equivalente a 46% de todas as suas publicações entre janeiro e setembro. "Essa performance é 17 pontos percentuais acima da média de toda a equipe", informa o estudo. Em segundo lugar, vem Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, com 1.103 posts a respeito do presidente.
O ministro da Secom também lidera em citações à primeira-dama Janja, com 63 de um total de 379 posts dos ministros, e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com 33% das 415 publicações do alto-escalão de Lula sobre o político do PL.
E quem tem menos posts sobre Lula?
Do ministeriado, quem menos falou sobre o presidente petista foi Celso Sabino, que tomou posse como ministro do Turismo em agosto: apenas quatro publicações.
Se considerado os ocupantes originais das pastas, desde janeiro, o que menos mencionou o chefe do executivo foi Carlos Lupi, da Previdência Social, com dez posts.
Interações
Na seara de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retuítes), foram 92,6 milhões desde janeiro, sendo 29% delas relacionadas a Lula. "Nesse contexto, o ministro Alexandre Padilha foi o mais efetivo em gerar posts capazes de gerar engajamento da sua audiência", mostra o levantamento.
Das interações nos posts de Padilha, 59% envolveram o presidente e 52%, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Depois, vêm Rui Costa (50%), ministro da Casa Civil, e Paulo Pimenta (49%).
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