Lula assina 11 acordos de cooperação com Angola
Parcerias abrangem áreas como turismo, saúde, educação, agricultura e exportações
Christiano Vasconcellos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou 11 acordos de cooperação com Angola. Na presença do presidente do país anfitrião, João Manuel Lourenço, as parcerias foram firmadas nas áreas de turismo, saúde, agricultura, educação, micro e pequenas empresas, exportações e trabalhos em consulados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lula fez um discurso antes das assinaturas e afirmou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tratou os países africanos com indiferença, chegando até a fechar embaixadas no continente. "Vamos corriigir esses erros e alçar nossa parceria estratégica a um novo patamar. O Brasil quer apoiar Angola no esforço de diversificar sua economia. Nosso comércio pode ser mais amplo e diverso. O intercambio bilateral caiu drasticamente a partir de 2015. Mas só no primeiro semestre deste ano já cresceu 65% em comparação com o mesmo periodo do ano passado", disse o líder brasileiro.
Na área de saúde, Lula anunciou parcerias no combate à hanseníase e uma fábrica e medicamentos que será fruto de um consórcio de tres empresas brasileiras. A previsão é gerar 280 postos de trabalho.
O Projeto Escola de Todos encabeça o acordo na área de educação. A iniciativa visa aumentar o acesso e a permanência dos estudantes angolanos nas escolas.
Sobre Ciência e Tecnologia, Lula disse que Angola pode se tornar um polo da Embraer: "A ciência e pesquisa farão parte da nossa cooperação". E afirmou que "a aquisição de aeronaves como o KC 390 e a revitalização da frota de Tucanos e Super Tucanos trariam a revitalização e transferência de tecnologia". Também disse que a indústria naval brasileira poderia ajudar o desenvolvimento da Marinha angolana.
Encerrando o discurso, o petista convidou o colega angoano João Lourenço para a reunião do G20, que deve ser marcada para setembro de 2024, no Rio de Janeiro. E disse que a relação Brasil-Angola é uma política de Estado que independe das circunstâncias. "Vamos continuar fortalecendo nossa parceria para comemorar os 50 anos das relações diplomaticas entre Brasil e Angola, em 2025, com uma agenda abrangente e muito substantiva", concluiu Lula.
Leia também: