Apesar de recuperado da pneumonia, Lula despacha do Alvorada nesta 4ª feira
Presidente da República recebeu liberação médica, mas com restrições
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu liberação médica para retomar a agenda de compromissos, suspensa a partir do último final de semana, quando foi diagnosticado com broncopneumonia viral e bacteriana, causada por Influenza A. A informação foi confirmada nesta 3ª feira (28.mar), em caráter reservado no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, onde Lula tem despachado desde que ficou doente.
No entanto, no início da noite, em conversa com jornalistas, o fotógrafo do presidente e Secretário da Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual, Ricardo Stuckert, confirmou que a equipe médica preferiu indicar que Lula siga despachando do Palácio da Alvorada, nesta 4ª feira (29.mar).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta 3ª feira (28.mar) a movimentação no Palácio da Alvorada foi intensa. Os ministros da Fazenda e da Previdência Social, respectivamente Fernando Haddad e Carlos Lupi, estiveram reunidos com Lula. A pauta do encontro não foi confirmada. A prioridade do governo é divulgar o chamado arcabouço fiscal, conjunto de regras que deve substituir o teto de gastos para o controle das despesas da União. Também está no radar do Executivo uma definição em torno dos juros do crédito consignado. A oferta dos recursos foi interrompida por bancos, depois que o Conselho do Nacional de Previdência Social limitou os juros na modalidade.
Apesar da retomada das atividades do presidente, ainda não foi confirmada uma nova data para o encontro com o líder chinês Xi Jinping. A reunião, que seria presencial, foi cancelada juntamente com demais compromissos de Lula no país asiático. O Brasil é o maior parceiro comercial da China. Os dois países pretendem firmar novos acordos para o mercado internacional.
Leia também:
+ Defesa de Bolsonaro se manifesta sobre terceiro kit de joias
+ Ata do Banco Central faz aceno de paz ao governo
+ Dilma tem primeiro dia de trabalho à frente do Banco dos Brics, na China