Publicidade
Política

Em Lisboa, Gilmar Mendes diz que Brasil era governado por "gente do porão"

Ministro do STF comentou sobre suposto golpe de Estado denunciado por Marcos do Val

Imagem da noticia Em Lisboa, Gilmar Mendes diz que Brasil era governado por "gente do porão"
Gilmar Mendes está em Lisboa, onde participa do Lide Brazil Conference | SBT News
• Atualizado em
Publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse, nesta 6ª feira (3.fev), que o Brasil era governado, nos últimos anos, por "gente do porão". A declaração do ministro, que está em Lisboa, fez referência ao caso denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), supostamente convidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-deputado federal Daniel Silveira para um golpe de Estado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Vamos aguardar a conclusão das investigações. Os contatos, as comunicações telefônicas, tudo isso será certamente investigado.  O que [o episódio] mostra é que a gente estava sendo governado por uma gente do porão. Esse é um dado da realidade. Pessoas da milícia do Rio de Janeiro, com contato na política internacional, isso é o que resulta quando vemos a nominata desses personagens. Temos que ter preocupação", disse.

Ainda comentando sobre o antigo governo, Mendes criticou a elite política na era do bolsonarismo, que, segundo ele, alimentava "zumbis consumidores de desinformação".  "Espero que as investigações identifiquem quem estava no topo dessa pirâmide e qual lucro auferiam, política ou economicamente", disse o ministro. Ele ainda afirmou que, no setor da política, o Brasil "desceu na escala das degradações".

A declaração de Mendes acontece em meio à crise aberta pela acusação de Marcos do Val. Em depoimento à Polícia Federal, o senador afirmou ter sido convidado por Bolsonaro e Silveira para gravar uma conversa com Alexandre de Moraes, tentando fazer com que o ministro ultrapassasse as quatro linhas da Constituição. A intenção, no caso, era conseguir alguma evidência para anular o resultado das eleições de 2022.

+ Daniel Silveira deve passar por audiência de custódia nesta 6ª feira

Apesar de citar Bolsonaro, Marcos do Val reforçou que o plano, que prometia "salvar o Brasil", era de autoria de Silveira. O senador contou que o ex-presidente se manteve calado durante toda a conversa e que, talvez, não sabia do assunto. Ele afirmou, no entanto, que, em nenhum momento, o ex-mandatário negou ou mostrou contrariedade à ideia. "Manteve-se em silêncio", disse o parlamentar. 

Assista a íntegra da fala do ministro Gilmar Mendes no LIDE Brazil 2023, em Portugal:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade