PGR pede abertura de inquérito contra Ibaneis e cúpula da Segurança do DF
Vice-procuradora-geral explica que medida visa focar investigação na participação das autoridades nos atos golpistas
Marianne Paim
A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araujo, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta 3ª feira (10.jan), a abertura de novo inquérito para investigar a atuação do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do ex-secretário de Segurança Anderson Torres nos atos terroristas realizados em Brasília no domingo (8.jan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Também são alvos da solicição o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto e o secretário de Segurança interino Fernando de Souza Oliveira. Lindôra afirma que há indícios de "atuação criminosa" dos quatro envolvidos.
"Há indícios graves do possível envolvimento do Governador do Distrito Federal e de seus Secretários (titular e interino), bem assim do Comandante Geral da Polícia Militar, em verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito."
Apesar de haver outros inquéritos para investigar os envolvidos, a vice-procuradora-geral explica que a investigação precisa ter um "escopo bem definido" para permitir a perfeita colheita da prova e delimitação da autoria.
"É prudente que seja instaurado novo procedimento investigatório, tendo por objeto os atos do dia 8 de janeiro de 2023, para a cabal elucidação da suposta participação, nos atos antidemocráticos, de autoridades com foro por prerrogativa de função junto ao Supremo Tribunal Federal", diz Lindôra.
A solicitação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.
Veja também: