Posse de Lula contará com maior contingente de policiais federais da história
Mais de mil agentes atuarão na proteção das autoridades presentes no evento
Camila Stucaluc
A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para o próximo domingo (1º.jan), contará com mais de mil policiais federais, o maior contingente de todas as cerimônias já realizadas. Assim como a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional, o grupo faz parte da Operação Posse Presidencial 2023, ativa até 2 de janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a corporação, os agentes, capacitados na área de segurança e inteligência, atuarão na proteção de cada autoridade presente no evento. A apuração de novos fatos serão levados em consideração e, se necessário, podem levar a eventual majoração da proteção e a adequações no planejamento operacional.
"A inteligência da PF também acompanha as movimentações e eventos adversos desde o fim do 2º turno das Eleições, coletando dados e agindo de maneira integrada com as demais forças de segurança. Diversos relatórios estão sendo produzidos, servindo de assessoramento aos dirigentes", acrescentou a entidade.
A segurança durante a posse de Lula é uma das grandes preocupações do governo eleito. Isso porque, na última semana, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso após colocar uma bomba em um caminhão que transportava combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, que espera receber 150 mil pessoas para o evento.
+ Janja mostra como serão palcos da festa da posse de Lula
Em depoimento, o homem confessou que o plano visava "provocar a intervenção das Forças Armadas e a decretação de estado de sítio para impedir a instauração do comunismo no Brasil", o que gerou diversas críticas de autoridades nacionais. Ele é acusado de instalar o dispositivo e, a partir disso, tentar praticar um atentado na cidade.