Chegada de convidados e início da sessão: confira roteiro para posse de Lula
Evento deve reunir autoridades nacionais e estrangeiras no Congresso, além de 300 mil civis
Camila Stucaluc
O Congresso Nacional divulgou, na 5ª feira (15.dez), o roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), marcada para o dia 1º de janeiro. Na data, os futuros comandantes do país serão recepcionados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o cronograma, o evento terá início às 13h30, com a chegada de chefes de Estado, autoridades e demais convidados. Até o momento, confirmaram presença na posse do petista os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, de Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue, além do rei da Espanha.
A chegada de Lula e Alckmin na Catedral Metropolitana de Brasília está programada para às 14h20, quando um cortejo partirá em direção ao Congresso Nacional. Posteriormente, às 15h, as autoridades darão início à sessão de posse presidencial, que contará com a execução do hino nacional, reafirmação do compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse e pronunciamento do presidente eleito, seguido por Pacheco.
Confira o roteiro completo:
- 13h30 às 14h30: chegada das autoridades e convidados - Salão Branco do Congresso Nacional;
- 13h45 às 14h30: chegada dos chefes de Estado e de Governo - Anexo 1 do Senado Federal;
- 14h20 às 14h30: chegada do presidente e do vice-presidente eleitos - Catedral Metropolitana de Brasília;
- 14h30: saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
- 14h40: chegada do presidente e do vice-presidente eleitos ao Congresso Nacional com receptivo dos presidente do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados
- 15h: sessão solene da Posse Presidencial: Abertura; Execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento;
- 15h50: deslocamento do presidente e do vice-presidente para a sala de audiências da Presidência do Senado Federal;
- 16h: saída do presidente e do vice-presidente da sala de audiências em direção à área externa do Palácio;
- 16h05: início da cerimônia externa de honras militares;
- 16h20: saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.
+ Lula chora em discurso emocionado, em diplomação no TSE
+ Posse de Lula terá esquadrão antibombas e atiradores de elite
Após o cronograma oficial, espera-se ainda a realização de apresentações nacionais no chamado "Festival do Futuro", organizado pela futura primeira-dama, Rosângela Silva. O evento, que já confirmou a participação de 30 artistas, deve ter início às 18h30, na Esplanada dos Ministérios. Com cantores como Pabllo Vittar, Martinho da Vila e Valesca Popozuda, a expectativa é que o show reúna 300 mil pessoas.