Vídeo: Forças Armadas explodem helicóptero em ação contra garimpo na terra Yanomami
Essa foi a primeira atuação da Defesa na operação Catrimani II, iniciada em abril, para desestruturar quadrilhas garimpeiras
As Forças Armadas destruíram um helicóptero e prenderam um homem suspeito de praticar garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami nesta terça-feira (9). Em dois dias de ação, essa foi a primeira atuação da Defesa na operação Catrimani II, iniciada em abril, que visa desestruturar quadrilhas de garimpo ilegal.
Veja o momento em que a aeronave foi destruída:
Além disso, em três regiões da terra Yanomami, foram desarticulados cinco acampamentos de garimpeiros e apreendidos diversos equipamentos, como motores, geradores, bombas d’água, freezers e aparelhos de conexão via satélite. Veja:
Com cerca de 130 militares e 20 veículos, entre viaturas, aeronaves e embarcações, a ação também contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a da Polícia Federal (PF).
+ Governo autoriza atuação das Forças Armadas no território Yanomami para conter garimpo ilegal
"Esse tipo de operação continuará ocorrendo em cooperação com a Casa de Governo, para a desintrusão do garimpo ilegal no território indígena Yanomami e apoio à emergência de saúde pública de interesse nacional, enquanto for necessário", afirmou o Chefe do Estado-Maior da operação Catrimani II, contra-almirante Luis Manuel de Campos Mello.