Polícia

Criminosos fogem da Vila Cruzeiro após início da operação no Rio; veja imagens

Flagrante feito pela Polícia Civil mostra fuga em massa durante ação integrada das forças de segurança do RJ contra o crime organizado

,
Publicidade

A megaoperação das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão deixou, até o momento, 64 mortos, incluindo quatro policiais, e 81 presos, segundo balanço oficial divulgado nesta terça-feira (28). A ação mobilizou policiais civis, militares e agentes federais na mais letal incursão já realizada no estado, e uma das maiores operações feitas em comunidades do Rio.

+ VÍDEO: criminosos lançam bombas com drones contra operação policial no Rio

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra dezenas de homens fugindo da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, instantes após o início da operação.

Nas imagens, é possível ver criminosos correndo por becos e áreas de mata, enquanto agentes avançam para ocupar pontos estratégicos da comunidade.

+ Castro critica atuação do governo federal e diz que Rio está sozinho contra o crime organizado

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o objetivo da operação foi desarticular núcleos ligados à facção Comando Vermelho, responsável pelo controle do tráfico nas duas regiões.

Operação mais letal da história do Rio de Janeiro

A megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha entrou para a história como a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro. Pelo menos 64 pessoas morreram, incluindo quatro policiais.

A ação ultrapassou a realizada no Jacarezinho, em maio de 2021, que teve 28 mortos, e a operação na Vila Cruzeiro, em maio de 2022, com 24 óbitos. As três aconteceram durante o governo de Cláudio Castro (PL).

O levantamento foi feito pelo Geni (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Veja o ranking das cinco operações mais letais da história do estado do Rio de Janeiro:

1. Complexo do Alemão e Penha, 60 mortos, outubro de 2025

2. Favela do Jacarezinho, 28 mortos, maio de 2021

3. Vila Cruzeiro, 23 mortos, maio de 2022

4. Vila Operária (Duque de Caxias), 23 mortos, janeiro de 1998

5. Complexo do Alemão, 19 mortos, junho de 2007

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade