Vice-cônsul da Colômbia baleada em São Paulo deixa hospital
Claudia Ortiz Vaca caminhava na calçada perto do consulado quando foi atingida por disparo

SBT News
A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, recebeu alta do hospital após onze dias de internação. Claudia foi baleada em 14 de março quando caminhava no Jardins, região nobre da zona oeste de São Paulo. Ela foi atingida por um disparo a cerca de 2 quilômetros do local de seu trabalho, no Consulado General de Colômbia.
Imagens de câmeras de segurança apontam que Claudia estava na calçada quando um policial, que estava de folga, atira contra assaltantes em fuga. A vice-cônsul aparece na linha de tiro e cai no chão, ferida na barriga.
Ela deixou o hospital na terça-feira (25) e se recupera em casa, com a família, sob observação médica.
+ Vice-cônsul da Colômbia é baleada em perseguição de policial a suspeitos em São Paulo
Veja nota da Embaixada:
"O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia informa que a vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, após onze (11) dias de internação hospitalar, em decorrência dos fatos ocorridos em 14 de março, recebeu alta e continuará seu processo de recuperação em casa, junto à família e sob rigorosa observação médica. Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento.
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia expressa sua solidariedade à vice-cônsul e reitera sua condenação aos atos de violência que afetaram sua vida.
Em nota endereçada ao Itamaraty, nossa embaixada solicitou sua intervenção para conhecer o andamento das investigações em andamento sobre os fatos dos quais nosso funcionário foi vítima direta.
Também pedimos à mídia que se abstenha de divulgar informações confidenciais sobre a vice-cônsul e sua família, como a localização de sua residência, imagens pessoais não autorizadas ou mapas detalhando seus movimentos diários. A disseminação desse tipo de informação aumenta sua vulnerabilidade e representa um risco à sua segurança. A vice-cônsul está focada em sua recuperação e, por enquanto, não fará nenhuma declaração pública".