Vice-Cônsul da Colômbia é baleada em perseguição de policial a suspeitos em São Paulo
Claudia Ortiz Vaca foi atingida por um tiro enquanto policial perseguia dois jovens armados nos Jardins, zona nobre da capital; 2 suspeitos foram presos
SBT News
A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo foi baleada enquanto caminhava pela calçada, nesta sexta-feira (14). O crime ocorreu na avenida Nove de Julho, no Jardins, região nobre da zona oeste da capital paulista.
As primeiras informações da PM indicavam que a consulesa Claudia Ortiz Vaca teria sido atingida durante uma troca de tiros entre suspeitos e um policial militar. No entanto, imagens de câmeras de segurança a que o SBT News teve acesso mostram os dois suspeitos correndo de um policial sem uniforme que atira contra eles. Nas imagens é possível ver que a consulesa está no ângulo dos disparos. Ela cai feria e, na sequência, o policial encerra a perseguição para socorrê-la.
+ Latrocínio, homicídio, furto: saiba quem é o preso por disparo contra vice-cônsul da Colômbia
+ Exclusivo: Gaeco de SP cita 8 investigações em andamento e pede retorno de acordo com a PRF
De acordo com a PM, o policial militar, que estava de folga, presenciou um assalto e reagiu, iniciando um tiroteio com criminosos armados.
O Consulado General de Colômbia em São Paulo fica na Nove de Julho, a 2 quilômetros do local do crime.
Ao menos dois homens foram presos e outro comparsa ainda está sendo procurado. O caso está em andamento, que será registrado no 78º Distrito Policial — Jardins.
O jornalismo do SBT pediu o posicionamento da Secretaria de Segurança Pública, que afirmou que as circunstâncias do caso são apuradas e a PM acompanha a investigação.
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores lamentou profundamente o ocorrido, e informou que Claudia passa por um procedimento cirúrgico, mas o quadro de saúde é estável. O órgão afirmou que "seguirá acompanhando o caso, a situação da vice-cônsul e sua família em todo o momento".
O Itamaraty informou que expressou solidariedade à vítima, a sua família e ao governo colombiano, por meio de comunicação formal à Embaixada da Colômbia em Brasília.