Tarcísio troca subcomandante da Polícia Militar e chefes do Choque, Inteligência e Operações
Mudanças afetam 34 dos 63 coronéis do Estado de São Paulo e acontecem no meio de operação na Baixada Santista que matou 31 pessoas em fevereiro
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) promoveu nesta quarta-feira (21) mudanças no comando da Polícia Militar de São Paulo. As trocas afetaram 34 dos 63 coronéis da PM.
A medidas acontece em um momento crítico para a segurança pública do Estado. Sob comando do secretário Guilherme Derrite, está em curso uma operação policial na Baixada Santista que já matou 31 pessoas neste mês.
A alta letalidade da operação fez com que o Ministério Público abrisse uma investigação sobre a ação da polícia de São Paulo na região.
+ Polícia mata uma pessoa a cada 15 horas na Baixada Santista em fevereiro
As movimentações promovidas por Tarcísio afetaram o subcomando da Polícia Militar, o Comando de Policiamento de Choque, o Centro de Inteligência e a Coordenação Operacional da corporação.
As trocas foram publicadas no Diário Oficial paulista nesta quarta-feira, junto ao anúncio de promoção de três tenentes-coronéis.
O coronel José Alexander de Albuquerque Freixo foi exonerado do cargo de subcomandante da Polícia Militar. Trata-se do segundo posto mais importante da hierarquia da PM, abaixo apenas do comandante-geral da força, o coronel Cássio Araújo de Freitas.
No lugar de Freixo, assumiu o coronel José Augusto Coutinho, que chefiava o Choque desde 2022, na gestão do então governador Rodrigo Garcia (PSDB), anterior a Tarcísio. Antes do Choque, Coutinho comandou as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) por dois anos.
Com a saída de Coutinho do Choque, assume o coronel Valmor Saraiva Racorti.
No Centro de Inteligência da PM, o coronel João Luis Mingheti Costa foi trocado pelo coronel Pedro Luís de Souza Lopes. Mingheti foi transferido para Assessoria Policial-Militar (APM) da corporação.
O coronel Alexandre Cesar Prates deixa o cargo de coordenador operacional da Polícia Militar para o coronel Gentil Epaminondas de Carvalho Júnior.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informa que "desde o início do ano, uma série de promoções por mérito e movimentações de rotina foi efetivada junto às polícias Civil, Militar e Técnico-Científica do Estado". Segundo a SSP as mudanças foram feitas com base em critérios "estritamente técnicos".