Suspeitos aplicam golpes em compras e vendas de veículos; veja dicas para evitar prejuízo
Vítimas buscam bons preços e facilidade no pagamento; Procon sugere duvidar de ofertas generosas e consultar documentação
SBT Manhã
O sonho de comprar um carro tem se transformado em um pesadelo financeiro e emocional para diversas pessoas que caíram em um esquema de golpe na compra e venda de veículos.
Quadrilhas de estelionatários têm atraído vítimas com a promessa de preços abaixo da tabela ou de quitações rápidas de financiamento. No entanto, os veículos negociados possuem dívidas e multas pendentes, informações que não são reveladas no momento da aquisição.
A fraude opera em duas frentes. Na compra, onde veículos com dívidas são vendidos a terceiros por meio de "laranjas". E na venda, quando os golpistas simulam a quitação de financiamentos e desaparecem sem formalizar a transferência, deixando o proprietário original responsável por todos os débitos e infrações futuras.
Eloía, uma das vítimas, perdeu um carro avaliado em quase R$ 100 mil. Segundo seu relato, os golpistas garantiram a quitação do financiamento junto ao banco, dando baixa no nome da proprietária, mas não efetuaram a transferência de propriedade para os novos donos.
"Quando foi em janeiro, a data combinada para fazer o pagamento, para passar para o nome deles, simplesmente eles desapareceram," afirma. A situação se agravou porque o carro continuou rodando por meses e acumulando multas em nome da vítima.
Em casos de golpe na hora da compra, Alejandro relata ter adquirido um carro da mesma rede de empresas e descobriu tardiamente que o veículo estava endividado e não podia ser transferido legalmente.
"Ainda tentei pagar algumas multas, licenciamento, algumas coisas depois que o carro foi apreendido, para tentar tirar o carro, mas daí depois eu descobri que não ia adiantar nada porque não estava no meu nome, eu não conseguia tirar," explica.
Segundo ele, os criminosos usam nomes de terceiros "laranjas" para vender veículos, mesmo com a situação documental irregular.
Dicas do Procon-SP para evitar golpes
Diante da crescente onda de fraudes, o Procon de São Paulo lista algumas dicas essenciais para que consumidores evitem cair nos golpes citados. São elas:
- Desconfie de ofertas milagrosas;
- Consulte a situação do veículo antes de fechar negócio;
- Solicite o histórico da documentação do veículo;
- Comunique a compra (ou venda) em cartório;
- Em caso de suspeita de irregularidades, procure a polícia.