SP tem média de 120 roubos de celulares por dia, segundo levantamento
Quase 40 mil tiveram o celular roubado entre janeiro e novembro de 2023 em todo o estado

SBT News
A criminalidade, somada a descuidos e distrações, fizeram chegar ao alarmante número de 40 mil pessoas que tiveram o celular roubado enquanto caminhavam pelas ruas de São Paulo entre janeiro e novembro de 2023. O total representa uma média de 120 ocorrências por dia.
+ Vídeo: policial aposentado de Porsche sofre tentativa de assalto e reage no RJ
+ Passageiro com raiva espera mais de 1 hora para esfaquear motorista de ônibus
O levantamento foi obtido por meio de dados da Secretaria de Segurança Pública. Nas duas primeiras semanas de 2024, o aplicativo “Celular Seguro”, lançado pelo governo federal para impedir o acesso de bandidos a dados pessoais e aplicativos financeiros em caso de roubo, já bloqueou aproximadamente 10.500 aparelhos.
Os flagrantes registrados por câmeras de monitoramento são vários. Em um dos casos, um homem estava na porta de casa e teve o aparelho levado por dois criminosos, com um deles descendo do carro com a arma em punho para roubar o celular. Em outro caso, os bandidos ainda tiveram tempo para pedir a senha à vítima.
9 mil relatam roubo sob ameaça de arma de fogo
Por hora, cinco pedestres têm o celular levado por assaltantes em todo o estado. Dos quase 40 mil roubos, em 9 mil as vítimas relataram ameaças com arma de fogo.
Para combater esse crime, uma das soluções é o aplicativo lançado pelo Ministério da Justiça. O sistema permite adicionar uma pessoa de confiança para a recuperação do celular, além de cadastrar o objeto. Até a manhã de sexta-feira, o “Celular Seguro” ultrapassou a marca de um milhão de cadastros.
Especialistas consideram que, além do aplicativo, o usuário precisa ativar a restrição ao acesso de algumas funcionalidades, como apps de bancos, nas configurações de segurança do próprio celular. Fazer o registro de ocorrência rapidamente e pedir o bloqueio do IMEI à operadora, que é o número de segurança do aparelho, são ações recomendadas e indispensáveis.