Publicidade
Economia

Agência Moody’s rebaixa nota de crédito dos Estados Unidos

Agência de classificação de risco destaca aumento da dívida pública. A Mood's foi a última entre as principais agências de risco a rebaixar a nota dos EUA

Imagem da noticia Agência Moody’s rebaixa nota de crédito dos Estados Unidos
• Atualizado em
Publicidade

A agência de classificação de risco Moody’s Ratings rebaixou a nota de crédito soberano dos Estados Unidos de AAA para AA1, citando o aumento da dívida pública.

A decisão desta sexta-feira (16) coloca o país em uma posição inferior em relação ao seu status tradicional, como o emissor de dívida soberana mais confiável do mundo. A medida alinha a Moody’s às agências S&P Global Ratings e Fitch, que também retiraram a nota máxima dos EUA.

+ Governo Trump estuda reality em que imigrantes competiriam por cidadania americana

Em comunicado, a Moody’s afirmou que a deterioração dos indicadores fiscais foi um fator crucial na decisão de rebaixamento. A agência afirmou ainda que continua a observar as mudanças econômicas, mas "mantém uma visão cautelosa" sobre a capacidade do governo de gerenciar suas obrigações financeiras com o aumento da dívida pública.

O rebaixamento acontece mais de um ano após a Moody’s ter mudado a perspectiva da nota dos EUA para negativa. Agora, a agência estabelece uma perspectiva estável, refletindo as condições fiscais que vêm se deteriorando no governo de Donald Trump.

Apesar de reconhecer as fortes bases econômicas e financeiras dos EUA, a Moody’s destaca que tais aspectos já não são suficientes para equilibrar os desafios fiscais enfrentados pelo país.

Publicidade

Assuntos relacionados

Estados Unidos
Trump
Economia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade