Publicidade
Brasil

Quadrilha usa antenas e tecnologia para bloquear sinal de celular e aplicar golpe da falsa central

Polícia investiga esquema em que sinal de operadoras é derrubado para envio de mensagens fraudulentas com objetivo de roubo de dados bancários

Publicidade

A Polícia Civil de São Paulo investiga uma quadrilha especializada em aplicar o golpe da falsa central de atendimento. Para isso, os criminosos utilizam tecnologia avançada, incluindo antenas e transmissores potentes, capazes de bloquear o sinal das operadoras de celular e assumir o controle das comunicações em determinada área.

+ Prefeitura de Diadema afasta dois GCMs após ação violenta durante comemoração do Dia das Mães

Um dos principais pontos de operação do grupo foi desmontado em um apartamento na região central da capital paulista. Segundo o delegado Rodrigo Rezende, “havia uma antena instalada num andar alto desse apartamento, no centro de São Paulo, em que o fluxo de pessoas e veículos é muito grande. Eram disparadas muitas mensagens fraudulentas por segundo”.

O golpe depende de uma estrutura composta por um computador com software de envio em massa, um transmissor e uma antena. O sinal emitido por esses equipamentos é tão forte que interfere diretamente nas redes das operadoras. O sinal das operadoras é substituído por outro, emitido pelo transmissor dos golpistas. Com isso, pessoas em um raio de até um quilômetro passam a receber mensagens como notificações de compras suspeitas, acompanhadas de números de telefone para contato. Ao clicar, a vítima é redirecionada para a falsa central de atendimento da quadrilha.

“O golpe é aplicado por uma central localizada em outro local. A partir do momento que a pessoa passa a acreditar nessa ligação, eles conseguem tirar cada vez mais dinheiro da vítima. Com medo, ela acaba passando dados para os estelionatários”, completou o delegado.

Em 2025, a Anatel já recebeu dez denúncias sobre o uso de estações falsas para bloquear sinais. Segundo levantamento da empresa de cibersegurança Kaspersky, tentativas de golpe por mensagens falsas cresceram 267% no Brasil entre julho de 2023 e julho de 2024. Nesse período, o país registrou uma média de 588 bloqueios por minuto.

O delegado alerta: “O principal é evitar clicar em links. Recebeu uma mensagem sobre alguma transação, entre em contato diretamente com o banco ou com o gerente”.

Publicidade

Assuntos relacionados

Golpe
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade