Publicidade
Polícia

Seis pessoas são presas por furto de cabos no Rio; criminosos usavam uniformes falsos da Light

Além da vestimenta, os criminosos usavam veículos com logomarcas da companhia de distribuição de energia do Rio de Janeiro

Imagem da noticia Seis pessoas são presas por furto de cabos no Rio; criminosos usavam uniformes falsos da Light
Divulgação | Polícia Civil (RJ)
• Atualizado em
Publicidade

Seis homens foram presos em flagrante na madrugada desta quarta-feira (8) enquanto roubavam cabos subterrâneos no Centro do Rio de Janeiro. Os criminosos usavam uniformes falsos da empresa de distribuição de energia Light, veículos disfarçados com logomarcas da companhia e apresentavam ordens de serviço fraudulentas para evitar suspeitas.

+ Câmera flagra militar da Marinha discutindo com ex antes de matá-la

Durante a abordagem, os policiais flagraram um dos membros da quadrilha saindo de um bueiro com cabos furtados. Nos veículos utilizados pela quadrilha, foram encontradas toneladas de cabos de cobre, materiais exclusivos da Light, que são essenciais para alimentar pontos estratégicos da cidade, como o Tribunal de Justiça e hospitais. O furto causou grandes prejuízos à concessionária e colocou em risco o funcionamento de serviços públicos vitais para a população.

+ Homem morre durante roubo e é arremessado de carro por comparsa em Minas Gerais

Investigadores apuram se houve envolvimento de um policial militar tenha estado no esquema, atuando como segurança do grupo e ajudando a dar uma aparência de legitimidade à ação criminosa. Além disso, um dos criminosos presos já havia respondido em liberdade por crimes semelhantes.

A Polícia também quer saber quem seriam os compradores do material furtado e outros envolvidos no esquema.

+ Jovem baleada por agentes da PRF no RJ tem piora e volta a respirar por aparelhos

Roubos de cabos

Entre janeiro e novembro de 2024, a Light registrou 317 casos de furto de cabos, gerando um prejuízo superior a R$ 7 milhões e a perda de cerca de 45 mil metros de cabos. Em comparação com 2023, quando ocorreram 373 furtos, a empresa enfrentou um custo de quase R$ 4 milhões para recompor a rede elétrica. Em nota, a Light informou que segue monitorando e combatendo esse tipo de crime, que impacta tanto os serviços prestados quanto a segurança pública.

Publicidade

Assuntos relacionados

Rio de Janeiro
Energia
Furto
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade