Prefeitura de São Paulo instala grades na "cracolândia"
Ação parecida foi feita em 2022 e dispersou os usuários da região da praça Princesa Isabel, no centro da capital
A prefeitura de São Paulo instalou grades de ferro para delimitar o espaço dos usuários de drogas na "cracolândia", região central da cidade. A decisão foi tomada em parceria com o estado, As grades separam a rua entre o espaço para os usuários e circulação de veículos.
A ação tem dividido opiniões entre os que acham que é um cuidado paliativo, segregação e aqueles que são a favor dessa delimitação. Em 2022, uma decisão parecida foi tomada, quando a "cracolândia" estava na praça Princesa Isabel, também no centro. Na época, a atitude fez com que os usuários saíssem de lá, apenas deslocando o problema.
Em nota, a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos da prefeitura informa que o objetivo da ação “é favorecer o trabalho dos agentes de saúde e assistência social, garantir maior segurança aos agentes e facilitar o trânsito de veículos das equipes”. A prefeitura também reitera que a instalação do espaço serve para a sensibilização dos usuários de drogas no aceite de tratamentos.
A Guarda Civil Metropolitana disse, em nota, que a liberação da via pública para veículos e pedestres também possibilita a maior visualização de irregularidades e ação dos traficantes, evita a montagem de barracas que escondem os criminosos, além de proteger os usuários de atropelamentos.