Publicidade
Brasil

Cidade de São Paulo registra mês de junho mais seco em 29 anos, diz CGE

A cidade registrou menos que 1 mm de chuva, menor índice desde 1995, quando iniciou as medições na capital

Imagem da noticia Cidade de São Paulo registra mês de junho mais seco em 29 anos, diz CGE
De acordo com o CGE, houve apenas 0,3 mm de chuva, o que corresponde a 0,6% da média para o mês, que é de 49,5 mm - Rovena Rosa / Agência Brasil
Publicidade

São Paulo registra o mês de junho mais seco em 29 anos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. A cidade alcançou menos de 1 mm de chuva, o menor índice desde 1995, quando se iniciaram as medições na capital.

De acordo com o CGE, houve apenas 0,3 mm de chuva, o que corresponde a 0,6% da média para o mês, que é de 49,5 mm. A menor média então registrada foi de 1,5 mm no ano de 2002.

A previsão dos climatologistas para o inverno no hemisfério sul, que começou oficialmente nesta quinta-feira, às 17h51 (horário de Brasília), indica que deve começar sob neutralidade climática. Porém, em meados de julho, o fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacífico Equatorial, deve se configurar.

"Com isso, a estação deve transcorrer sob influência do fenômeno La Niña, diferentemente do ano anterior, quando a estação ocorreu sob condições do El Niño. Portanto, a tendência é de um inverno mais seco que o normal, com eventos de dias frios e baixa umidade relativa do ar", explica Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

De acordo com a previsão do Climatempo, o tempo seco deve permanecer nos próximos 15 dias, com máximas que devem chegar a 31 graus na próxima segunda-feira (24).

Outras capitais

Não é só a cidade de São Paulo que sofre com a baixa umidade do ar. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apenas sete capitais registram umidade do ar maior ou igual a 60%, considerada ideal para o clima. São elas: Boa Vista, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Porto Alegre e Salvador.

Já as capitais que registraram menor umidade se concentram especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram abaixo de 30%.

Veja os principais cuidados durante o período de baixa umidade do ar:

Umidade entre 30% a 20%

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
  • Beber bastante água.

Umidade entre 20% a 12%

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Umidade abaixo dos 12%

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências, entre outras;
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre as 10h e 16h;
  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente, quarto de crianças.

Publicidade

Assuntos relacionados

calor
Seca
Chuva
São Paulo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade