Publicidade
Polícia

Polícia Federal cumpre mandados no DF em operação contra fraudes em licitações de terceirização

Justiça expediu 26 ordens de busca e apreensão; força-tarefa tem apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal

Imagem da noticia Polícia Federal cumpre mandados no DF em operação contra fraudes em licitações de terceirização
Operação Dissimulo investiga fraudes em licitações de terceirização | Divulgação/CGU
Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (11) a operação Dissímulo, em investigação contra grupo criminoso suspeito de praticar fraudes em licitações de terceirização. A força-tarefa conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.

Agentes cumprem, ao todo, 26 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Distrito Federal.

+ Polícia Federal desmonta esquema de fraudes no INSS com "idosos de aluguel"

Esquema tinha contrato até com a própria PF

A investigação começou em 2024, na CGU, após notícias relacionadas à empresa R7 Facilities – Manutenção e Serviços LTDA na gestão contratual de manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

Segundo o órgão, empresas com vínculos "societários, familiares e trabalhistas" teriam se associado para "manipular concorrências públicas" por meio de declarações falsas. Assim, obtinham benefícios fiscais indevidos e vantagens sobre outros participantes de certames.

+ Governo Lula anuncia concurso com 2 mil vagas na Polícia Federal até 2026

"Também foi identificado que o grupo utilizava 'laranjas' como sócios das empresas para ocultar os verdadeiros proprietários. O grupo investigado possui dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública, incluindo um contrato com a própria Polícia Federal, alvo desta investigação", disse a PF, em nota.

Fatos investigados podem configurar crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato contra a administração pública.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade