Publicidade
Brasil

Polícia Federal desmonta esquema de fraudes no INSS com "idosos de aluguel"

Grupo criminoso usava identidades falsas para fraudar benefícios e empréstimos consignados

Imagem da noticia Polícia Federal desmonta esquema de fraudes no INSS com "idosos de aluguel"
Agência da Previdência Social | José Cruz/Agência Brasil
Publicidade

A Polícia Federal realizou uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudava benefícios do INSS e realizava empréstimos consignados de forma ilegal. O grupo criminoso utilizava idosos reais, que emprestavam suas impressões digitais e fotos para a emissão de identidades falsas, permitindo o acesso a benefícios previdenciários e créditos bancários. O esquema ficou conhecido como "idosos de aluguel".

Em um dos casos investigados, um único idoso possuía mais de 30 identidades diferentes. Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão no Distrito Federal, além de ações em Goiás, São Paulo e Piauí.

+ Jovem baleada por agentes da PRF na noite de Natal deixa hospital no Rio

Segundo as investigações, 21 idosos de aluguel conseguiram emitir quase 300 CPFs e títulos eleitorais falsos, abrindo contas bancárias e contraindo empréstimos consignados. Além disso, o grupo obteve acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo por mês a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. A estimativa da Polícia Federal é que o prejuízo aos cofres públicos possa chegar a R$ 35 milhões.

No final de janeiro, três pessoas já haviam sido presas por envolvimento no esquema, mas a quadrilha continuou atuando. A operação busca identificar todos os envolvidos e recuperar parte dos valores desviados.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade