Polícia

Polícia faz operação contra adulteração e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na BA

Sete pessoas já foram presas em três estados: na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro; Justiça bloqueou R$ 6,5 bilhões em bens

Imagem da noticia Polícia faz operação contra adulteração e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na BA
Operação Primus foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) | Ascom/PCBA
,
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Civil da Bahia realiza, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação para desarticular um grupo criminoso que atua no setor de combustíveis no estado. Até o momento, sete pessoas foram presas e armas, veículos de luxo e equipamentos utilizados para adulterar combustíveis foram apreendidos.

Segundo a corporação, o grupo investigado controlava cerca de 200 postos de combustíveis, usados para adulterar e comercializar produtos de forma irregular, além de ocultar patrimônio obtido por meios ilícitos.

+ VÍDEO: mulher é salva por guarda e escapa de ser atingida por trem na Turquia

O responsável pelo esquema foi preso em um hotel no município de Lençóis (BA). Outros três suspeitos foram detidos nas cidades baianas de Conceição de Feira e Feira de Santana. Os outros mandados de prisão foram cumpridos nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A Justiça mandou bloquear R$ 6,5 bilhões em bens, imóveis, veículos e valores dos investigados. A polícia também apreendeu, até o momento, três pistolas, uma submetralhadora, carregadores, munições e cerca de 10 carros de luxo.

Investigações

A polícia aponta que os suspeitos estruturaram uma rede empresarial complexa voltada à adulteração de combustíveis e à lavagem de dinheiro. Há fortes indícios de que a organização mantinha ligações com uma facção criminosa de São Paulo, utilizando o setor para ocultar e movimentar recursos ilegais.

A ação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e cumpre mandados judiciais na Bahia (nos municípios de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas, Morro do Chapéu, Itaberaba e Iaçu), em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mais de 170 policiais civis participam da Operação Primus, que também conta com o suporte da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade