Polícia

Polícia Civil desarticula esquema milionário do golpe do consórcio no RS

Operação cumpre 46 mandados, apreende 40 veículos e bloqueia contas; prejuízo às vítimas passa de R$ 30 milhões

Imagem da noticia Polícia Civil desarticula esquema milionário do golpe do consórcio no RS
Operação contra golpe do consórcio no RS | Divulgação/PCRS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação contra um grupo suspeito de aplicar o golpe do consórcio. A ação, que corre no município de Passo Fundo e em outras regiões do estado, cumpre 30 mandados de busca e apreensão em residências e empresas, 12 mandados de prisão preventiva e quatro de prisão temporária.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O esquema é especializado em aplicar cotas de consórcio falsas, seja supostamente já contempladas ou com promessa de contemplação rápida.

A Operação Consortium II mobilizou cerca de 200 policiais civis, utilizando aproximadamente 50 viaturas. Além das prisões, a polícia apreendeu 40 veículos e três imóveis. Também foram bloqueadas 40 contas bancárias com valores milionários, por determinação da Justiça.

O esquema também era operado em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Amazonas, segundo a polícia. Centenas de processos cíveis já foram abertos com narrativas idênticas, além de ocorrências policiais. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 30 milhões.

As vítimas eram produtores rurais, empresários, autônomos e pessoas em situação de extremo sofrimento econômico, muitos deles atingidos por eventos climáticos recentes, como os afetados pelas enchentes que atingiu o RS em 2024 e produtores rurais gravemente atingidos pelas secas recorrentes no estado. Os criminosos se aproveitavam da fragilidade emocional e financeira dessas famílias para aplicar o golpe.

Últimas Notícias