Vídeo: PM mata homem com 11 tiros durante ação na zona norte de SP
Câmera acoplada no uniforme do agente registrou ocorrência; SSP afirma se tratar de um foragido da Justiça
Um policial militar matou um homem após atirar ao menos 11 vezes contra ele em uma ação militar na Brasilândia, na zona norte de São Paulo, na manhã de quarta-feira (8). A câmera corporal do agente registrou a ocorrência.
No vídeo, é possível ver o momento em que o homem aparece caminhando em uma viela, sem reparar no PM. Assim que o vê, o agente faz os disparos. O homem cai no chão e derruba um celular e um objeto que não dá para ser identificado. Mesmo caído no chão, ele ainda é alvejado mais duas vezes. Socorrido, foi levado ao Hospital Geral de Taipas, mas não resistiu.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os policiais apuravam uma denúncia de tráfico de drogas, na Viela Rua dos Coqueiros, no Jardim Paulistano, no momento da ação. A pasta afirma ainda que o homem estava armado com um revólver calibre 38 e foi identificado como integrante de uma facção criminosa que estava foragido desde janeiro de 2024, após não retornar da saída temporária.
A ocorrência foi registrada como resistência e homicídio – morte decorrente de intervenção policial e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito – e é investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Polícia Militar.
O SBT entrou em contato com a Ouvidoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que informou ter aberto um procedimento "solicitando à Corregedoria da PM que avoque o caso".