Publicidade
Polícia

PF prende acusado de desviar remédios destinados ao povo yanomami

Operação encontrou medicamentos em casa abandonada, em Boa Vista (RR), há uma semana

Imagem da noticia PF prende acusado de desviar remédios destinados ao povo yanomami
Publicidade

A Polícia Federal (PF) prendeu em Boa Vista, nesta terça-feira (6), um homem acusado de integrar esquema de desvio de medicamentos e recursos destinados ao povo indígena yanomami, em Roraima.

Na semana passada, a PF deflagrou uma nova fase da Operação Yousi, que apura desvios de recursos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), envolvendo agentes públicos e empresários.

Os desvios alvos da PF podem ter deixado mais de 10 mil crianças yanomami sem medicamentos.

O esquema que envolveria lavagem de dinheiro, corrupção, fraudes em licitação, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informação.

Nas buscas da terceira fase da Yosi, no último dia 31, a PF e a Polícia Civil de Roraima localizaram uma carga de medicamentos, que teria sido desviada do DSEI-Y, em uma casa abandonada, em Boa Vista.

A suspeita é que o material teria sido parcialmente incinerado. A carga pode ter sido escondida no local após deflagração da segunda fase da Operação Yoasi, em outubro de 2023.

A primeira fase da Yousi foi deflagrada em novembro de 2022. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão no estado. O processo é da 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

O esquema passou a ser investigado pela PF após o Ministério Público Federal (MPF), em Roraima, abrir apuração sobre a falta de remédios para os yanomami, retratada em reportagens.

"As suspeitas são que apenas 30% de mais de 90 tipos de medicamentos fornecidos por uma das empresas contratadas pelo DSEI-Y teriam sido devidamente entregues", informou a PF. "Com o apoio de agentes públicos, os recebimentos das entregas seriam fraudados e indicariam o cumprimento integral da contratação."

O nome da operação faz alusão a Yoasi, para o povo yanomami, irmão de Omama e responsável pela morte no mundo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Polícia Federal
Yanomamis
Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade