PF faz operação em três estados contra grupo ligado ao Comando Vermelho
Policiais federais cumpriram 17 mandados de prisão temporária em Governador Valadares (MG) e nas capitais Vitória (ES) e São Paulo (SP)
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (19), 18 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão temporária contra um grupo supostamente envolvido com o Comando Vermelho (CV) e crimes de tráfico interestadual de drogas e comércio ilegal de armas. A ação foi deflagrada em Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
+ Policiais são alvos de operação que investiga crimes de extorsão e tráfico em Salvador
O início da operação se deu em julho de 2023, quando um homem foi preso em flagrante ao tentar desembarcar em Vitória, vindo do Rio. Ele carregava dois tabletes de maconha, 20 de pasta base de cocaína, uma pistola calibre .380, um carregador e 57 munições para calibre .40.
Com o avanço das investigações, notou-se a existência de uma rede criminosa voltada para substâncias ilegais e armas entre os estados sudestinos (ES, MG, SP e RJ).
A PF busca, agora, obter novas provas do envolvimento dos investigados e identificar outras pessoas que teriam participação nos crimes, além de traçar o envolvimento com a maior das facções cariocas.
Contando com o apoio tático da Polícia Penal e da Polícia Civil do Espírito Santo, foram mobilizados 150 agentes federais para a ação de hoje.
+ PF bloqueia R$ 60 milhões em operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Brasília
Se forem condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico e comércio ilegal de arma de fogo. As penas chegam, respectivamente, a 25 e 12 anos de prisão.