PF destrói quase 450 mil pés de maconha no sertão de Pernambuco e da Paraíba
Segundo a Polícia Federal, uma única roça, em Irajá (PE), tinha 142 mil pés, quantidade suficiente para produzir 47 toneladas da droga
Quase 450 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Federal (PF) em municípios no sertão de Pernambuco e da Paraíba. A operação Terra Livre Fase IV, realizada pela PF em Salgueiro (PE), ocorreu entre 6 e 26 de maio, em três fases.
Segundo a PF, a ação atingiu 448 mil pés de maconha e 45 mil mudas que estavam em 78 plantios. Ao todo, 152 toneladas deixaram de ser produzidas. Além da destruição de pés, agentes apreenderam 3,1 toneladas da droga já pronta para consumo.
A operação localizou plantios em ilhas do rio São Francisco e nos municípios de Belém do São Francisco (PE), Betânia (PE), Cabrobó (PE), Cachoeira dos Índios (PB), Carnaubeira da Penha (PE), Flores (PE), Inajá (PE), Monteiro (PB), Orocó (PE), Parnamirim (PE) e Salgueiro (PE).
Uma roça em Inajá tinha 142 mil pés de maconha, suficientes para produzir cerca de 47 toneladas da droga, de acordo com a PF.
A operação da PF teve participação de policiais civis e penais de PE e Alagoas, do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi).
Além de incursões terrestres, a força-tarefa também envolveu botes infláveis e uma aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social de PE.