Publicidade
Polícia

PF desarticula quadrilha de roubos de cargas e caminhões em SP e MG

Operação cumpriu 11 mandados de prisão e bloqueou R$ 18 milhões em bens; grupo é apontado por 26 roubos e mantinha motoristas e famílias em cativeiro

Imagem da noticia PF desarticula quadrilha de roubos de cargas e caminhões em SP e MG
PF desarticula quadrilha de roubos de cargas e caminhões | Divulgação/PF
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de cargas e caminhões nos estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com as investigações, o grupo foi responsável por 26 roubos e um furto entre novembro de 2024 e junho de 2025.

Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Guarulhos, Osasco e Mogi Guaçu. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores ligados à associação criminosa, no total de R$ 18 milhões.

+ Diretor da ANM é preso em operação contra esquema de fraudes e danos ambientais em MG

Investigações da PF

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início a partir de um roubo ocorrido em 29 de novembro de 2024, no km 154 da Rodovia Castello Branco, no município de Quadra, em São Paulo. Os trabalhos da PF identificaram uma rede criminosa armada, liderada por um indivíduo residente em Guarulhos e Mogi Guaçu, responsável pelo recrutamento dos integrantes que executavam os crimes.

O modus operandi do grupo consistia na abordagem de caminhões em movimento ou em pontos de descanso, geralmente por quatro criminosos armados, que rendiam os motoristas e os mantinham em cativeiro, junto com eventuais acompanhantes como esposas e filhos, até a destinação final do veículo. Durante o período de retenção, os criminosos costumavam contatar as famílias das vítimas para extorquir valores, além de obrigá-las a realizar transferências bancárias e a entregar documentos, dinheiro, celulares e outros objetos de valor.

+ Operação desarticula quadrilha que usava perfis falsos de deputados em golpes virtuais no DF

No estado de São Paulo, os crimes aconteceram nas cidades de Araras, Boituva, Itapecerica da Serra, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Porto Feliz, Quadra, Salto, São Bernardo do Campo, São Lourenço da Serra, Sorocaba e capital. Já em Minas Gerais, a ocorrência foi em Extrema. A investigação também apurou que a quadrilha utilizava um galpão localizado em Mogi Guaçu para o desmanche dos veículos roubados.

+ Passageiro é atropelado por motorista de aplicativo após discussão em Goiás

Segundo a Polícia Federal, a maioria dos investigados já possui antecedentes criminais por roubo e tráfico de drogas. Eles responderão pelos crimes de formação e integração de associação criminosa armada, roubo e furto, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

Todos os bens apreendidos durante a operação serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, onde as investigações estão sendo conduzidas, para realização de perícia e análise.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade