Operação contra tráfico de armas prende 18 pessoas em três estados
Policiais apreenderam 66 armas, milhares de munições e equipamentos militares em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo
Alessandra Garcia
Uma operação contra o tráfico de armas prendeu 18 pessoas, em três estados, nesta segunda-feira (18). A ação ainda resultou na apreensão de armamentos pesados, milhares de munições e equipamentos de uso militar.
Nos endereços dos suspeitos, os agentes encontraram um verdadeiro arsenal: armas curtas e longas de vários calibres, acessórios como lunetas, milhares de munições, carregadores, coletes balísticos e veículos.
A operação contou com a participação de quase 300 policiais em cidades do leste de Minas Gerais, em Guriri, no Espírito Santo, e nas cidades paulistas de Botucatu e Jundiaí.
+ Justiça determina transferência de Hytalo Santos e marido para a Paraíba
+ Vídeo mostra suspeito de matar gari guardando arma em mochila após o crime
As investigações identificaram que toda a movimentação da organização criminosa partia de Governador Valadares (MG). Entre os 18 presos estão empresários e um policial militar aposentado, acusado de desviar coletes balísticos para criminosos. O PM foi preso temporariamente.
No total, foram apreendidas 66 armas. Alguns equipamentos chamaram atenção, como peças usadas para alterar o poder de fogo do armamento para o modo rajada. Essas peças não são fabricadas no Brasil.
Ainda de acordo com as investigações, os suspeitos estariam adquirindo armas de forma legal, principalmente por meio de registros de CACs — caçadores, atiradores e colecionadores —, mas desviavam o material para organizações criminosas.