Moradores de ocupação em Guarulhos (SP) protestam contra reintegração de posse
Manifestantes colocaram fogo em madeiras e pneus contra a retirada deles da ocupação Terra Prometida

Rodrigo Garavini
Moradores entraram em confronto com policiais militares, na manhã desta quinta-feira (27), durante uma manifestação contra uma reintegração de posse em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
O protesto acontece no Jardim Bananal, onde fica a ocupação "Terra Prometida". Moradores colocaram fogo em madeiras e pneus contra a futura retirada deles do terreno onde vivem.
+ Bandidos são presos em flagrante durante assalto a farmácia em SP
"A gente quer um posicionamento da prefeitura, porque não temos para onde ir", desabafou uma moradora.
Policiais militares foram chamados para conter o ato, por volta das 5h20 desta quinta, e houve tumulto. Manifestantes estariam jogando fogos de artifício contra os agentes. Em contrapartida, a Polícia Militar revidou com bombas de efeito moral.
Esse é o segundo protesto dos moradores da "Terra Prometida" nesta semana. Na segunda-feira (24), manifestantes também atearam fogo em pneus, interditando a via.
Muitos moradores têm crianças pequenas e afirmam que, caso sejam retirados, não terão onde morar. "Só queremos um lugar para ficar com nossos filhos", afirmou outra moradora da ocupação.
A reintegração de posse da área está prevista para acontecer no dia 11 de março, segundo determinação judicial. Cerca de 180 famílias moram no terreno ocupado.