Megaoperação contra facção criminosa tem 9 mortos em comunidades do Rio
Polícia Militar realiza ação no Juramento com mortos e apreensão de fuzis; já a Operação Contenção mobiliza 500 agentes na zona sudoeste
Daniel Dutra
Isabela Masi
Um dia depois da morte de um dos líderes do Comando Vermelho (CV), o Rio de Janeiro vive, nesta sexta-feira (10), um dia de intensas operações policiais contra a facção em diferentes regiões da cidade.
Enquanto a Polícia Militar realizou uma ação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na zona norte, resultando na morte de nove suspeitos, uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar atua em comunidades da Zona Sudoeste.
+ Polícia Civil do Rio mata "Matuê", um dos chefes da maior facção criminosa do estado
Confronto no Morro do Juramento
Na madrugada, policiais do 41º BPM (Irajá) realizaram uma operação emergencial na comunidade do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. De acordo com o comando do batalhão, a ação tinha como objetivo coibir a atuação de criminosos ligados ao Comando Vermelho, envolvidos em disputas territoriais na região.
Durante o patrulhamento, as equipes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) foram atacadas por um grupo fortemente armado. Houve intenso confronto. Após o cessar dos disparos, seis suspeitos foram encontrados feridos e chegaram a ser socorridos para hospitais, mas não resistiram aos ferimentos.
Na operação, os agentes apreenderam quatro fuzis e duas pistolas. A ocorrência elevou para mais de 530 o número de fuzis apreendidos pela PM do Rio em 2025, segundo dados da corporação.
+ VÍDEO: imagens exclusivas mostram líderes do tráfico em “conselho de guerra” no Rio de Janeiro

Megaoperação contra a facção
Outra grande ofensiva foi deflagrada na zona sudoeste do Rio, também com foco no enfrentamento ao Comando Vermelho. A ação, chamada de Operação Contenção, é uma iniciativa conjunta das polícias Civil e Militar para conter o avanço territorial da facção em comunidades estratégicas como Morro do Banco, Muzema, Tijuquinha e Sítio do Pai João.
Ao todo, 500 agentes participam da operação, que ocorre também em áreas da Cidade de Deus, Jordão, Chacrinha, Caixa D’Água, Bateau Mouche e Pendura Saia, em Jacarepaguá. A operação tem o apoio de unidades especializadas como o Bope, a Core e os departamentos de inteligência da Polícia Civil.
+ Polícia prende agente do Bope suspeito de roubar casa durante operação no Rio
Até o momento, um homem foi preso e dois menores foram apreendidos. A Contenção ocorre um dia após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como "Matuê", apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho na zona sudoeste. Desde o início da ofensiva, em abril, 98 criminosos foram presos e 10 morreram em confrontos.
As ações têm como alvo a mesma facção criminosa, o Comando Vermelho, que domina áreas nas zonas Norte e Oeste da cidade.
O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.