Jovem denuncia supermercado por racismo após perseguição de segurança
Crime foi registrado em Salvador; rapaz afirma que foi seguido desde quando entrou no estabelecimento até o caixa
Um jovem de 23 anos denunciou um supermercado de Salvador por racismo após ser perseguido por um segurança, dentro do estabelecimento. Indignado, Breno Jezrael gravou um vídeo relatando o ocorrido, registrado no último domingo (17).
Segundo o jovem, que é estudante de jornalismo, a equipe de segurança do mercado começou a segui-lo desde que entrou no local até ir ao caixa para efetuar o pagamento das compras.
“Estava eu aqui comprando gelo quando o segurança da loja foi, simplesmente, me seguindo até o final. Paguei, como todo mundo paga. É porque aqui é dito como [um lugar] de pessoas de classe média um pouco alta, de aquisição financeira boa, que pode pagar, né? A gente de classe média e baixa não pode? Como assim? A gente trabalha!”, desabafou, no vídeo publicado nas redes sociais com a denúncia.
Breno criticou a postura do estabelecimento, afirmando que brancos também estavam no local, com roupas semelhantes, mas não foram seguidos. “Estou aqui hoje indignado, porque eu sou de classe média baixa. E se eu vim aqui comprar é porque eu posso. Pode qualquer um dar risada. Mas eu sei o que estou fazendo”, afirmou.
O caso foi encaminhado à 9ª Delegacia Territorial de Boca do Rio e depoimentos dos envolvidos foram marcados para dezembro.