Publicidade
Polícia

GSI alertou governo sobre vazamento de dados três dias antes da confirmação de invasão a sistema de pagamentos

Polícia Federal investiga se recursos da União foram transferidos ilegalmente após suposta ação hacker no Siafi

Imagem da noticia GSI alertou governo sobre vazamento de dados três dias antes da confirmação de invasão a sistema de pagamentos
Dados de diversas empresas foram expostas neste bloco de dados de vazamento de contas | Unsplash
Publicidade

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov), emitiu alerta sobre aumento de vazamentos de dados três dias antes de a Polícia Federal (PF) abrir inquérito para investigar uma suposta invasão hacker ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Suspeita-se que recursos da União tenham sido transferidos ilegalmente.

+ Invasão do sistema eletrônico de pagamentos do governo federal é investigada pela PF

Em nota técnica disponibilizada na internet, o CTIR Gov alertou sobre um "aumento de casos de vazamentos de credenciais de acesso a sistemas de governo" e recomendou aos órgãos federais que redobrassem protocolos de segurança.

A advertência foi feita na última sexta (19). Nessa segunda (22), a PF confirmou um ataque hacker ao sistema digital de pagamentos da União e anunciou o início da investigação. Os criminosos teriam usado credenciais digitais de um usuário e acessado o sistema.

O Siafi controla todas as receitas e despesas do Tesouro Nacional e está vinculado ao Ministério da Fazenda. A PF avalia se houve transferência de valores por meio de emissão de ordens bancárias.

Ainda ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad afirmou que "o problema, provavelmente, foi de autenticação, de acesso". Além da PF, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiga a suposta ação hacker.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade